terça-feira, 6 de julho de 2010
Gênese
O projeto político pedagógico que dará origem ao Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento - Proemam, está sendo elaborado desde julho de 2009, ocasião em que recebemos a proposta do co-autor, Francisco de Paula Ferreira Neto.
Naquela época o 2º Sgt Neto nos apresentou sua monografia de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Ambiental cujo tema, Educação Ambiental, nos chamou a atenção.
Após longas discussões sobre a possível implementação de um projeto dessa natureza, regadas a extensas doses de bibliografias disponíveis chegamos ao “o que fazer”. Conceitos como horizonte ético, fragmentação do espaço, foco no desenvolvimento sustentável foram sendo trabalhados junto à outros conceitos, criados pela equipe de elaboração: vulnerabilidade sócio-ambiental, exeqüibilidade, realidades distintas e conversão de vontades.
O público-alvo nessa primeira etapa do processo é o aluno do 5º ano do ensino fundamental, em razão de suas “habilidades e competências” para conhecer e reconhecer seu ambiente. A escolha desse público também se fundamentou nos resultados obtidos pelo Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), institucionalizado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), do original estadunidense Drug Abuse Resistence Education (DARE), cujo público também se constitui nas crianças do 5º ano do ensino fundamental.
Desde o início acordamos em elaborar uma proposta diferenciada e que realmente alcançasse resultados que pudessem ser mensurados ao longo do processo. A mudança de comportamento como maior objetivo esperado ao fim do processo, deve ser fruto de um processo educacional e também de mobilização social.
A partir do momento em que havíamos chegado a conclusões interessantes sobre a elaboração de nosso projeto, procuramos a chancela do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC-UFMG), através da Professora Gisele Brandão Machado de Oliveira e do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), através da sua coordenadora, Sra. Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini.
Em reunião ocorrida no dia 03 de julho de 2009 apresentamos nossa visão sobre o projeto que se iniciava, tendo sido acordada a programação do III Seminário Ambiental: Educação Ambiental – um passo além do discurso, evento esse que resultou em propostas interessantes que agregaram valor ao nosso projeto, fruto do início do processo de mobilização social para a construção de um modelo de Educação Ambiental diferenciada.
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Um lago evapora e, pouco a pouco, vai se esgotando. Mas quando dois lagos estão unidos, eles não secam tão facilmente, pois um alimenta o outro. O mesmo ocorre no campo do conhecimento. O saber deve ser uma força revigorante e vitalizadora. Isso só é possível quando há um intercâmbio estimulante com amigos afins, em cuja companhia se possa debater e procurar aplicar as verdades da vida. Desse modo, o conhecimento se amplia, incorporando múltiplas perspectivas, e se torna mais leve e jovial, enquanto que nos autodidatas tende a ser sempre um pouco pesado e unilateral. Mara
ResponderExcluirEsse é o caminho certo para o nosso futuro.
ResponderExcluirTrabalhar com as nossas crianças é algo precioso, pois, são pessoas que ainda não estam infectadas pelo mundo.
Parabéns pelo trabalho realizado.
Boa tarde a todos, meu nome é ADVANDER NASCIMENTO ARAUJO OLIVEIRA, sou SOLDADO DA PMMG, e estou cursando o 4ºperíodo do curso de GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, gostaria de parabenizar os companheiros de profissão que tomaram esta relevante atitude de esclarecer aos leitores quanto a este assunto que cada vez mais necessita de nossa atenção, gostaria de me colocar a inteira disposição para difundir e vestir essa camisa da preservação ambiental, se os responsaveis pelo blog acharem viavel, posso formar uma comissao de alunos do 4ºperiodo, na qual mandaremos noticias relacionadas ao assunto para o imail do coordenador do blog.Mais uma vez parabens pela atitude.!!!
ResponderExcluirAbraços a todos.
Obrigado Vigorito pelas seu compromisso e comprometimento com essa causa tão nobre.
ResponderExcluirContamos com você!
Advander,
ResponderExcluirToda colaboração é SEMPRE bem vinda.
Acredito que a sua colaboração bem como dos alunos do 4o Período acrescentarão algo de especial em nosso projeto. Quando digo nosso, amplio o conceito de participação pois o projeto é aberto à contribuição de todos aqueles que queiram ajudar na construção do futuro do Programa Educacional de Meio Ambiente.
Obrigado pela participação e pela sua visão crítica.
Participe à vontade.
Em meio a tanto descaso com o Meio Ambiente, é gratificante saber que existe, ainda, uma luz no fim do túnel, com essa iniciativa através das crianças para mim é o melhor caminho a ser percorrido; pois são exatamente nas mãos delas que estará o futuro do Meio Ambiente, desde o inicio que sou encantada com esse projeto, e venho vibrando com cada vitória, pela iniciativa desse maravilhoso projeto. Parabéns, Maj. Trevisani ao senhor e sua equipe, pelo respeito e dedicação para com a população e ao Meio Ambiente. Um grande abraço! E sucesso!
ResponderExcluirObrigado Roberta,
ResponderExcluirSuas contribuições continuam sendo importante para nós. Sua reflexão coincide com a nossa: termos crianças como público alvo do projeto confere a possibilidade de melhores dias.
Abraços,