A Décima Terceira Cia PM Ind de Meio Ambiente e Trânsito em parceria com o Instituto Superior de Educação Dona Itália Franco – UEMG, Campus Barbacena e Secretaria Municipal de Educação de Barbacena integraram esforços, objetivos e propósitos para a construção de uma visão transformadora da Educação Ambiental.
A parceria firmada com entidades que tem como meta a formação pessoal e social do indivíduo veio integralizar o currículo escolar oferecido aos alunos das citadas escolas.
Desde os primeiros encontros da Secretaria de Educação com membros da 13ª companhia, os quais objetivaram o conhecimento do projeto e posteriormente o desenrolar das ações efetivas, iniciadas pelo mapeamento das escolas da rede municipal que culminou num diagnóstico, cujo resultado mensurado, possibilitou ao grupo definir quais escolas seriam prioritárias para intervenção e aplicação do projeto.
Diante da exposição dos resultados, observamos com olhar mais apurado, as necessidades de melhoria em todas as instituições de ensino da rede municipal.
O que nos chamou maior atenção é que, o tema de um projeto que envolve o ambiente vivido pelo aluno e que tenha propostas que o torna protagonista da ação, a participação se torna unânime, provocadora e desafiadora.
Os alunos, pelo que ouvimos durante o seminário, demonstraram envolvimento e conhecimento sobre as necessidades de mudar o comportamento frente à situação de recuperação do meio ambiente.
O Projeto de Educação Ambiental provocou reflexão e debate na busca de possível solução para diminuição dos problemas ambientais e sociais na comunidade escolar, na família e no mundo.
A prática de educação ambiental para ser efetiva, exige a participação de diferentes atores sociais intervenientes no processo de gestão ambiental cujas ações deveriam ser incorporadas desde o nascimento.
Portanto, vimos que um dos indicadores favoráveis do PROEMAM e que facilitará a continuidade e aplicação prática do conhecimento adquirido pelos alunos nas aulas aplicadas pelo professor SD PM Luciano, é a série escolhida, ou seja, o 5º ano. Os alunos nesta faixa etária sentem-se capazes de compreender e reconhecerem-se como construtores da sociedade. Como estes estão em estado de pureza e formação cognitiva, todo aprendizado nesse momento torna-se marcante.
Existe um consenso internacional de que a sobrevivência humana na terra depende da conservação dos recursos naturais.
Alimenta-se também uma imensa expectativa de se atingir os nobres objetivos do desenvolvimento sustentável.
Energias, esforços, empenho e lutas foram direcionados em busca de melhores qualidades de vida para a comunidade das Escolas Municipais “Sebastião Francisco do Vale” e “Cel. José Máximo” contempladas com o Programa em tela.
Inserido neste contexto comprova-se que a Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para:
Ø Promover o desenvolvimento sustentável;
Ø Consolidar as melhorias da qualidade de vida;
Ø Embasar o exercício pleno da cidadania;
Ø Endossar, encorajar e fortalecer os anseios otimistas por um mundo melhor;
Ø Revitalizar as esperanças populares de maior inserção social;
Ø Despertar a percepção ambiental, embasar a conscientização ambiental, resgatar relações harmônicas entre o ser humano e a natureza para se efetivar a máxima conservação ambiental.
“Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, por um compromisso firme de alcançar a sustentabilidade pela rápida luta pela justiça, pela paz e pela alegre celebração da vida”.
O protagonismo estudantil é fundamental para despertar essa nova reverência face à vida e tirar a sociedade da vulnerabilidade sócio-ambiental.
A formação do Clubinho Ambiental e a apresentação do Seminário comprovaram mudanças comportamentais nos alunos e demais componentes da equipe escolar, demonstrando atitudes positivas em defesa do meio ambiente. Tal procedimento pode ser constatado quando os alunos orientam colegas, diretora, familiares e comunidade, sobre mudanças de comportamento ao perceberem atitudes que possam provocar danos ambientais.
Acreditamos que essa corrente formadora seja o despertar para uma nova consciência ambiental que nos convida a vivermos comprometidos com o presente e responsáveis pelo futuro.
Reconhecemos que a implantação do projeto foi o diferencial no dia-a-dia das escolas. Temos a consciência dos desafios que teremos de enfrentar, e a plena confiança de que seremos capazes de construirmos juntos os novos caminhos da Educação Ambiental".
Barbacena, 26 de novembro de 2010
Ana Lúcia Dias
Secretária Municipal de Educação
Até à próxima.
Ações como esta nos fazem acreditar em um futuro promissor, onde homem x máquina estarão em perfeita harmonia, respeitando a natureza e convivendo com a mesma de maneira sustentável. Sugiro que este trabalho sirva como exemplo para todas as escolas,assim, as crianças serão incentivadas a protagonizar em prol de um meio ambiente saudável, com melhoria da qualidade de vida através de atitudes conscientes e responsáveis, que favoreçam a autonomia dos indivíduos em sua relação com a natureza.
ResponderExcluir