sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROEMAM E POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, visando o cumprimento da “ação 8.3.3.4 do Plano Estratégico” da Corporação, a qual orienta para a elaboração do programa de educação ambiental e de trânsito voltado para o público infanto-juvenil, constituiu a Comissão interna n.º 17, de maio de 2011. O trabalho da Comissão buscou na estrutura conceitual e no projeto político pedagógico do Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento – PROEMAM – as bases doutrinárias para a criação e ampliação da diretriz que orientará o desenvolvimento da educação ambiental no âmbito da Corporação. No trabalho apresentado, a comissão entendeu que a prevenção contra os crimes ambientais e a promoção da qualidade de vida, necessariamente, passa pela educação, pela construção de valores, pela convergência de vontades, a partir de um intenso processo de mobilização social, visando à participação efetiva da sociedade.
A Comissão, composta por diversos segmentos internos da Corporação: Diretoria de Apoio Operacional – DAOp; Academia de Polícia Militar – APM; Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito – DMAT; Unidades operacionais, especializadas no policiamento ambiental, iniciaram os trabalhos em maio de 2011.
O Ten Cel PM Cláudio César Trevisani, Presidente da Comissão, trouxe para a discussão a abordagem crítica e a tradicional entorno da educação ambiental. A equipe de trabalho foi estimulada a explorar e pesquisar as potencialidades e fragilidades a partir da exposição dos trabalhos educacionais desenvolvidos por algumas Unidades do policiamento ambiental no Estado de minas Gerais. A complexidade do tema exigiu também a participação de outros atores sociais: pedagogas do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG; Univale; setor de pedagogia e psicologia da Polícia Militar de Minas Gerais. Todo esforço centrou-se em um caloroso debate à cerca dos conceitos, critérios, limitações, restrições e metodologias voltadas para a prática pedagógica, caracterizando a sistematização e a continuidade de um programa educacional dentro do universo das distintas realidades socioambientais.
Dentro desse contexto, a Comissão, por unanimidade, não somente vivenciou os aspectos inter e multidisciplinar durante a elaboração da diretriz, como também as considerou em sua base conceitual, além de inserir o princípio da vulnerabilidade socioambiental, fragmentação do espaço, convergência de vontades, o ecodesenvolvimento e as metodologias: “Filosofia para o pensar – o ‘como’ ou o ‘modo’ de trabalhar” com os estudantes do 5º ano; análise, por meio da metodologia por desenhos, a partir da ausência/presença de elementos socioambientais, os quais permitem a percepção, pelo estudante, do ambiente que se encontra inserido, além de permitir a avaliação do programa na escola.
Em agosto de 2011, o Presidente da Comissão encerrou as atividades, encaminhando a proposta de Diretriz ao Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais e à Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da PMMG.
Para a equipe PROEMAM, o reconhecimento da Comissão instituída pela Polícia Militar de Minas Gerais tende a fortalecer ainda mais a nossa crença no trabalho desenvolvido até o momento. Realmente trata-se de um processo aberto, cuja participação das distintas comunidades, por meio do processo de mobilização social, tende para a construção de ações focadas na obtenção de resultados.

Até a próxima!

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