segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ATUAÇÃO DO MEDIADOR NO CLUBINHO AMBIENTAL


O problema ambiental detectado na escola e escolhido pelos estudantes no primeiro semestre, durante o conhecimento e o reconhecimento do ambiente escolar (7º encontro), constitui a essência das atividades do Mediador e dos membros do Clubinho Ambiental no segundo semestre. Portanto, cabe ao Mediador retomar a discussão entorno do problema eleito, confirmando-o ou redefinindo-o, segundo consenso do Clubinho.

A definição do problema se revela como uma importante ação, considerando as peculiaridades abordadas pelo Mediador e, sobretudo, a lavratura da ATA pela confirmação ou redefinição do problema pela maioria dos membros do Clubinho.

Esse será o primeiro encontro entre o mediador e os estudantes no segundo semestre. A cada encontro o Mediador estará analisando, quantitativa e qualitativamente, o nível do comprometimento dos membros do Clubinho com as ações pertinentes às proposições conforme planejamento prévio elaborado pelos próprios estudantes. Esta análise será progressiva e a sua efetividade se reportará sempre ao grau de dificuldade, facilidade e complexidade durante o cumprimento das ações de cada fase.

A avaliação do Mediador acontecerá mediante o preenchimento de um formulário próprio, também de forma progressiva, respeitando às peculiaridades de cada encontro. Esse documento será encerrado no oitavo e último encontro.

O fato de não se resolver ou minimizar o problema socioambiental na escola deverá ser definido como um resultado indireto e não como um aspecto negativo do processo. É importante que o Mediador leve em consideração todo o dinamismo do Clubinho Ambiental pela busca do resultado direto, baseando-se no desenvolvimento dos trabalhos ocorridos no primeiro semestre.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.