segunda-feira, 14 de maio de 2012
Educação para o pensar, filosofia para crianças.
Matthew Lipman é reconhecido como fundador da filosofia para crianças. Sua decisão de trazer a filosofia para os jovens decorreu de sua experiência como professor na Columbia University, onde Lipman constatou a dificuldade dos seus alunos para raciocinar. Assim, procurou desenvolver-lhes a habilidade de raciocínio particularmente através do ensino da lógica. A crença de que as crianças têm a capacidade de pensar abstratamente desde muito cedo levou-o à convicção de que incluir a lógica na educação infantil ajudaria a melhorar sua habilidade de raciocinar.
Em 1972, Lipman trocou Columbia pelo Montclair State College, onde criou o Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC), e começou a introduzir a filosofia nas classes K-12 (educação primária e secundária) de Montclair. Naquele ano, ele também publicou seu primeiro livro Harry Stottlemeier's Discovery, especificamente destinado a ajudar as crianças na prática da filosofia. O IAPC continua a atuar em âmbito internacional para promover a filosofia para crianças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.