quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Módulo III do PROEMAM mobiliza comunidade para solução/minimização de problemas no bairro Nove de Março em Barbacena.



Já foram realizadas cinco reuniões da Patrulha de Prevenção à Degradação do Meio Ambiente (PPMAmb) da Polícia Militar de Minas Gerais nos moldes do PROEMAM – Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento - com a comunidade do bairro Nove de Março em Barbacena MG.

A comunidade é a primeira a ser atendida com esses encontros. Os fatores que se convergiram para a realização dos trabalhos junto à comunidade do Nove de Março estão associados ao próprio PROEMAM, o qual se encontra em andamento na Escola Municipal Tony Marcos, na mesma comunidade, e a própria convergência de vontades de boa parte dos moradores, os quais almejam a solução/minimização de problemas de ordem socioambientais.
No decorrer dos trabalhos, os Mediadores do PROEMAM conseguiram estabelecer uma ordem prioritária dos problemas socioambientais existentes na comunidade. Os problemas foram colocados pela própria comunidade. A fervorosa discussão entorno dos problemas e a busca de alternativas para dirimí-los permitiu que os Mediadores e Comunidade estabelecessem o grupo de re-editores sociais, que de forma direta ou indireta pudessem contribuir para a solução ou minimização dos problemas apresentados. Desta forma, os trabalhos ganharam proporções interessantes considerando a adesão e a efetiva participação dos re-editores sociais (alguns representantes do Poder Público), Ong’s, Policiais Ambientais e a comunidade, representada pelo grupo de moradores do bairro Nove de Março, demonstrando, de forma prática, o caráter multidisciplinar do tema meio ambiente.

Decorridos os cinco encontros, já é possível verificar alguns resultados: capina e pintura da escada de acesso ao bairro próximo a BR 265, moradores se uniram para limpar um terreno que estava acumulando lixo, o horário do recolhimento do lixo esta a contento, as ruas estão ficando mais limpas, sem resíduos após a passagem do caminhão que recolhe este material.
A participação efetiva tanto dos re-editores quanto da comunidade culminou na preparação de um dia marcante das ações integradas na comunidade, ainda este ano. É importante ressaltar que o processo de mobilização social na comunidade do bairro do Nove de Março, visa qualidade de vida e, por conseguinte, a sustentabilidade, a qual passa pela convergência de vontades.
O trabalho está em andamento e a união de forças tende a crescer considerando a efetiva participação da comunidade em todo o processo.











CB FLISCH
CB FLAUSINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.