· Continuidade do PROEMAM em Barbacena,É importante salientar que além da continuidade dos trabalhos em ambas as escolas contempladas pelo Projeto em 2010, outras duas escolas receberão o PROEMAM em Barbacena, totalizando 4 (quatro) estabelecimentos de ensino para o ano de 2011.
· Replicação do Projeto em outros municípios além da continuidade em Barbacena, o que exigiu a elaboração de um quadro de atividades com metas e objetivos dentro de uma ordem cronológica para fins de planejamento e execução do PROEMAM. É importante ressaltar, ainda, a consideração da avaliação dos resultados (ver artigo: “Avaliação: sua importância para o PROEMAM” http://educacaoambiental-proemam.blogspot.com/2011/04/avaliacao-sua-importancia-para-o.html ). Em 2011, o PROEMAM será replicado nos municípios de Congonhas, São João del Rei, Antônio Carlos, Ibertioga, além de Barbacena. Espera-se atingir o mesmo nível de efetividade ocorrido nas escolas de Barbacena, além de viabilizar a analogia de resultados por municípios.
Temos os seguintes números quanto á aplicação do PROEMAM, neste 1º semestre de 2011:
PROEMAM Período: 1° semestre 2011 | ||
MUNICÍPIOS atendidos pelo PROEMAM | Nº de escolas atendidas pelo PROEMAM | Nº de estudantes atendidos pelo PROEMAM |
Antônio Carlos | 1 | 33 |
Barbacena | 3 | 120 |
Congonhas | 1 | 43 |
Ibertioga | 5 | 94 |
São João del Rei | 2 | 43 |
TOTAL: 5 municípios | 12 escolas | 333 estudantes |
Veja gráficos comparativos da aplicação do PROEMAM em 2010 (2ª semestre) e 2011 (1º semestre):
· Concepção de doutrina visando o emprego da Patrulha de Prevenção Ambiental nas escolas, acompanhando a evolução do projeto. (Ver artigo publicado: “A Patrulha de Prevenção á degradação do meio ambiente PPMAmb”) http://educacaoambiental-proemam.blogspot.com/2011/04/patrulha-de-prevencao-degradacao-do.html
· Institucionalização do PROEMAM pela PMMG, como proposta de cumprimento de uma das ações prevista no Plano Estratégico da Corporação.
· Expansão do projeto às comunidades baseada na educação ambiental não-formal;
Lembramos que a proposta do projeto foi atender a crianças do 5o ano das séries inicias do ensino fundamental de escolas públicas em vulnerabilidade socioambiental, para que essas pudessem ser estimuladas a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde estão inseridas.
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