sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mobilização Social na construção do Projeto de Educação Ambiental


Logo após a iniciativa de desenvolvermos um projeto de educação ambiental diferenciado e que fosse embasado nas bibliografias e recomendações disponíveis (Isabel de Moura Carvalho, Tratado de Tibilisi, Políticas Federal e Estadual de Educação Ambiental, dentre outros) bem como alguns princípios concebidos e adaptados pelos autores (fragmentação do espaço, vulnerabilidade sócio-ambiental e exeqüibilidade) a equipe cuja formação original se baseava exclusivamente em Policiais Militares Ambientais da 13ª Cia PM Ind MAT verificou a necessidade de ampliar a indispensável participação de outros atores como forma de agregarmos conhecimentos,  competências  e ações externas à nossa organização. A visão de que os problemas ambientais são de natureza complexa orientou-nos no sentido de mobilizarmos pessoas e entidades que pudessem contribuir na concepção do Projeto de Educação Ambiental.
Assim, a primeira medida nesse sentido foi submeter o ante-projeto aos vários re-editores locais e regionais, apresentando-lhes a nossa visão sobre o processo educacional que possibilitasse atingirmos o nosso objetivo principal: “Estimular os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontra inserido”.
A partir desse momento (junho de 2009), iniciou-se o processo de mobilização social visando à concepção do Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental, que hoje já se encontra concluído em duas escolas municipais em Barbacena- Minas Gerais.
Várias visões, experiências e saberes foram sendo agregados à proposta original, modificando-a, aprimorando-a, com destaque para a participação do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), UEMG – Campus Barbacena e Setor de Psicologia da PMMG.
O processo de mobilização social foi desenvolvido tendo por base a “receita de bolo” proposta por Bernardo Toro, educador colombiano que vem se destacando mundialmente através de suas orientações que visam atingir efetividade em processos dessa natureza.
Assim, seguindo as orientações do Professor Bernardo Toro, compreendemos que o “horizonte ético” fora exatamente o ante-projeto de educação ambiental que propúnhamos discutir e avaliar e que fora apresentado aos diversos re-editores.
Um marco importante nesse processo foi a realização de um Seminário com o Tema: “Educação Ambiental: Um passo além do discurso!”, ocorrido em Barbacena em setembro de 2009 culminando com a produção de diretrizes e ações que representaram as várias visões e que deram sustentação ao projeto que se iniciava , contando com a participação de cerca de 200 pessoas interessadas no tema.
Entretanto, algo que nos chamou a atenção foi a convergência surgida durante a execução do projeto nas escolas: verificamos em vários momentos que o modelo pedagógico escolhido (“Educação para o Pensar”) se confundia e se complementava com o processo de mobilização social, agora extendido às escolas-alvo do projeto piloto. Ao mesmo tempo em que a figura do Policial Militar Mediador  em Educação Ambiental aplicava o modelo pedagógico verificávamos que se tratava na verdade de uma continuidade do processo de mobilização social. Naquele momento, quem participavam da mobilização eram os alunos, Professoras e Diretoras, especialmente as crianças que re-orientavam o “horizonte ético”, através de escolhas e participação ativas sobre “o que fazer”.
Conforme orienta Toro, num processo de mobilização social NADA pode ser imposto. Da mesma forma, o método pedagógico aplicava os mesmos conceitos ao limitar-se em ESTIMULAR as crianças com foco no conhecimento e re-conhecimento do ambiente escolar e, principalmente, objetivando a ESCOLHA DEMOCRÁTICA do problema ambiental a ser resolvido ou minimizado na escola, tornando-as hábeis e competentes nesse sentido.
Desta forma, a mobilização social que se iniciou como uma ferramenta necessária para concepção do projeto teve seus conceitos aplicados também na própria escola, junto aos alunos e comunidade escolar.
E continua, através da ampliação do projeto em outras escolas em Barbacena e sua expansão para outros municípios da região.

Em breve publicaremos os resultados alcançados, apurados através dos indicadores que contemplamos no projeto.

Um abraço e até breve!

2 comentários:

  1. Um excelente artigo. A sua leitura permite um passeio pela concepção de um trabalho muito bem concebido, planejado, mostrando o cuidado e empenho da equipe.
    Parabéns,Major Trevisani.
    Abraços
    Mara

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  2. Obrigado Mara,
    O processo se amplia continuamente na mesma medida em que novas pessoas vão aparecendo para ajudar.

    Abcos,

    Trevisani

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