O Programa

Gênese


O projeto político pedagógico que dará origem ao Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento - Proemam, está sendo elaborado desde julho de 2009, ocasião em que recebemos a proposta do co-autor, Francisco de Paula Ferreira Neto.
Naquela época o 2º Sgt Neto nos apresentou sua monografia de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Ambiental cujo tema, Educação Ambiental, nos chamou a atenção.
Após longas discussões sobre a possível implementação de um projeto dessa natureza, regadas a extensas doses de bibliografias disponíveis chegamos ao “o que fazer”. Conceitos como horizonte ético, fragmentação do espaço, foco no desenvolvimento sustentável foram sendo trabalhados junto à outros conceitos, criados pela equipe de elaboração: vulnerabilidade sócio-ambiental, exeqüibilidade, realidades distintas e conversão de vontades.
O público-alvo nessa primeira etapa do processo é o aluno do 5º ano do ensino fundamental, em razão de suas “habilidades e competências” para conhecer e reconhecer seu ambiente. A escolha desse público também se fundamentou nos resultados obtidos pelo Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), institucionalizado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), do original estadunidense Drug Abuse Resistence Education (DARE), cujo público também se constitui nas crianças do 5º ano do ensino fundamental.
Desde o início acordamos em elaborar uma proposta diferenciada e que realmente alcançasse resultados que pudessem ser mensurados ao longo do processo. A mudança de comportamento como maior objetivo esperado ao fim do processo, deve ser fruto de um processo educacional e também de mobilização social.
A partir do momento em que havíamos chegado a conclusões interessantes sobre a elaboração de nosso projeto, procuramos a chancela do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC-UFMG), através da Professora Gisele Brandão Machado de Oliveira e do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), através da sua coordenadora, Sra. Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini.
Em reunião ocorrida no dia 03 de julho de 2009 apresentamos nossa visão sobre o projeto que se iniciava, tendo sido acordada a programação do III Seminário Ambiental: Educação Ambiental – um passo além do discurso, evento esse que resultou em propostas interessantes que agregaram valor ao nosso projeto, fruto do início do processo de mobilização social para a construção de um modelo de Educação Ambiental diferenciada.