sexta-feira, 22 de abril de 2011

Avaliação: sua importância para o Proemam

O significado de avaliação para nós:

Em geral quando pensamos em avaliação nos vem à mente a idéia de um momento pré-determinado, ao final de um processo, para demonstrar, provar o que e o quanto aprendemos sobre determinados assuntos, conteúdos escolares ou acadêmicos seria, por exemplo, o exame ou prova formal de capacitação para sermos aprovadas e assim estarmos aptos para o estágio seguinte de nossa formação ou de nossa carreira profissional. Nesse cenário, a avaliação implica em uma parada para reflexão, tempo de revisão e de recomeço, sendo um instrumento de reorientação.

A avaliação também constitui um dos primeiros momentos do trabalho de crescimento pessoal, ou seja, esta relacionada com a análise de nossas atitudes, no sentido de procurar cada vez níveis mais altos de organização. Assim, temos que a avaliação deve estar presente a cada momento e não apenas em datas pré-determinadas. Visto sobre está perspectiva, avaliar difere de criticar, de julgar parcialidades, está mais relacionada a uma visão organizacional, e holística. É também uma forma de olhar para o caminho percorrido analisando suas diferentes etapas.

De acordo com Sônia M. de Lima:

Ao realizarmos uma avaliação, somos colocados na posição de observadores, fora do plano em que ocorreu aquilo que estamos avaliando. Desenvolvemos nossa habilidade de ver objetivamente e somos estimulados a exercer nossa capacidade de ver o todo, de apreender o processo por inteiro, aceitando, incluindo e percebendo o quanto cada parte é significativa e importante para o todo. Por vezes, reconhecemos que este ou aquele componente não atingiu sua plenitude ou que sequer foi levado em consideração num primeiro momento. Mas reconhecemos também que, no conjunto, houve resultados satisfatórios, importantes, significativos e, portanto, podemos nos parabenizar pelos avanços, celebrar as vitórias obtidas, celebrar a vida que nos proporciona tais experiências de crescimento. Desta forma, ao contrário do que se possa fazer usualmente até agora, uma avaliação adequada, completa, requer qualidades como bom humor, alegria, autoconfiança, aceitação e generosidade amorosa.

O processo de avaliação do Proemam:

Tendo em mente então o que significa avaliar para nós, veio então a questão como avaliar o Proemam? Num primeiro momento, optamos por nos reunir semanalmente, para expor as ações da equipe realizadas na semana. Em cada encontro os integrantes da equipe expunham suas ações e prosseguia uma discussão (avaliação) sobre estas. O que muito nos auxiliou a construir clarezas e planejar as futuras ações do programa.

Em um segundo momento necessitávamos de um instrumento que nos auxiliasse a estabelecer um critério de escolha de duas escolas para a aplicação do projeto. Baseado nos dois pilares que nortearam o projeto, a saber, fragmentação de espaço e vulnerabilidade sociambiental. Elencamos os critérios sociais, estéticos e ambientais para proceder ao diagnóstico das escolas municipais da cidade de Barbacena/MG, local onde foi aplicado projeto. Feito o diagnóstico, procedemos à eleição das escolas, uma na zona rural e outra na zona urbana.

Num terceiro momento precisávamos de um instrumento que nos proporcionasse saber se a metodologia adotada com as crianças em sala de aula conseguiu atingir seus objetivos. Nossa proposta de trabalho com as crianças foi trabalhar três estórias explorando princípios ambientais, éticos, morais, sócias e políticos, relacionadas ao meio ambiente, procurando contribuir para a construção dos saberes pelos estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, baseada no Programa Filosofia para criança de Matthew Lipman.

Foi então que após uma pesquisa em artigos sobre Educação Ambiental com crianças em vulnerabilidades socioambiental, nos deparamos com a metodologia de análise de desenhos de Pedrini, A.; COSTA, E. A. e GHILARDI, N (2010). A proposta desta metodologia é estudar a percepção ambiental das crianças por meio de desenhos confeccionados por elas. A análise dos desenhos se baseia na presença e ausência de elementos socioambientais categorizados em macrocompartimentos naturais e artificias. Sendo que o macrocompartimento natural é subdivido em macrolementos naturais humanos e não humanos, este último composto por fauna, flora, atmosférico e edáfico. E os artificiais por objetos (tudo que é feito pelo homem). Assim antes da intervenção (leitura e discussão das três estórias com as crianças), feitas pelo policial militar (mediador), as crianças foram convidadas a fazer um desenho sobre meio ambiente. Após a intervenção elas novamente foram convidadas a confeccionar outro desenho sobre meio ambiente. De posse dos dois desenhos de cada criança procedeu-se a analise dos mesmos. Comparando a presença ou ausência de elementos sociomabientais no desenho de cada criança. Foram avaliados cento e trinta desenhos, de sessenta e cinco crianças que participaram do projeto (cinqüenta crianças da zona urbana e quinze da zona rural). A análise dos desenhos indicou que a percepção ambiental das crianças foi alterada. Na zona rural, foi observado um percentual de 53% de desenhos com alguma alteração e, na zona urbana, essa porcentagem foi de 38%.

A avaliação dos resultados dos desenhos sugere que as atividades desenvolvidas pelo PROEMAM foram capazes de provocar mudanças na concepção de ambiente de estudantes das duas escolas que participaram do projeto. A principal evidência é o acréscimo da figura humana e de elementos artificiais nos desenhos feitos no segundo encontro, demonstrando a capacidade do aluno incluir a si mesmo, as pessoas e os objetos que o rodeiam na sua visão de ambiente.

Nas discussões de uma das reuniões de avaliação, sentimos a necessidade de saber se a intervenção havia causado alguma mudança de comportamento nas crianças, foi então que surgiu a idéia de fazer uma entrevista com os pais das crianças que participavam do projeto. Foi aplicado um questionário semi-estruturado composto por oito questões abrangendo um total de 30% dos pais cujos filhos participaram do projeto.

Nos dados revelados pela análise das entrevistas feitas com as famílias das crianças que participaram do projeto, podemos perceber que houve alteração no comportamento dos estudantes envolvidos e que estes passaram a ter outro olhar para o ambiente que os cercam. Os estudantes passaram a perceber que, além do componente físico (natural ou artificial), há um componente humano e que eles estão inseridos neste contexto.

Assim podemos perceber o quanto o processo de avaliação, enquanto instrumento de reflexão, que reconhece de forma integral o conjunto de resultados, contribui para o aperfeiçoamento de uma proposta de trabalho.

Lembrando os versos de Fernando Pessoa do poema Mar Português

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não pequena.

Quem quiser passar além do Bojador tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.