segunda-feira, 21 de março de 2011

Relatório da Escola Municipal Coronel José Máximo

Continuando, segue o Relatório da Escola Municipal Coronel José Máximo, que diz respeito à implantação do PROEMAM no estabelecimento educacional e os resultados observados por eles (Diretora e funcionários).



- ESCOLA MUNICIPAL CORONEL JOSÉ MÁXIMO



“No dia 13 de agosto de 2010, foi lançada uma importante semente no solo da nossa escola, pois nesse dia a 13ª Cia PM Ind MAT iniciou o PROEMAM, o Programa de Educação Meio Ambiente em Movimento com os estudantes do 5º ano, programa iniciado com uma reunião com os pais dos estudantes, contando com a participação do Major Trevisani, Capitão Carlos Henrique, Sargento Neto, Soldado Luciano, Soldado Flausino e Tenente Cristina, onde foi explicado o que é o programa e como seria a atuação da Polícia Militar, tendo o soldado Luciano como mediador e Soldado Flausino como apoio, e que contou com o apoio irrestrito das famílias.

No segundo encontro e primeiro em sala de aula, o Soldado Luciano conversou com os estudantes sobre como seria desenvolvido o programa e pediu-lhes que fizessem um desenho sobre o meio ambiente, que foi recolhido e levado para a Tenente Cristina analisar.

No dia 20 de agosto foi distribuída a cartilha, os estudantes fizeram um identificador, fizeram a leitura da história de Zeca e o Soldado Luciano fez comentários e perguntas a eles sobre a história.

No encontro seguinte, após mais um pouco de leitura e comentários, a turma foi dividida em 02 grupos para fazerem um reconhecimento das necessidades ambientais da Escola e suas possíveis soluções, e escolha do problema a ser sanado. Foi feita uma votação e o lixo foi escolhido. O Soldado Luciano, então, passou a trabalhar este problema baseado nas histórias da cartilha.

No próximo encontro foi lida a história “A necessidade de Juca e o meio ambiente,” e depois foi pedido que os estudantes ajudassem, com sugestões, Juca a consertar a cerca de seu sítio sem cortar árvores. Todos deram sugestões que foram comentadas por Luciano.

1- Pedir autorização ao IEF:

1. Comprar madeira legal

2. Procurar pedaços grande de árvores caídas

3. Substituir a madeira por pneus

4. Cortar bambu em área legal

5. Fazer a cerca usando canos com cimento

2- Autorização para cortar árvores

1. Comprar madeira legal

2. Fazer cerca com bambu, cansanção, cipreste etc.

3. Comprar madeira de reflorestamento

4. Usar pré-moldado na cerca

Tivemos também a visita do Coronel Itamar e Major Trevisani, o que a princípio deixou os estudantes meio encabulados, mas, aos poucos, foram se soltando.

No dia 17 de setembro, Luciano mostrou várias fotos que foram feitas no reconhecimento da Escola feito pelos estudantes para escolherem o problema e após, foi deixada a questão: - Por que escolheram o lixo como primeiro problema a ser resolvido na Escola? Os estudantes tiveram que justificar e para isto foram divididos em 02 grupos. O grupo 01 justificou dizendo que “é muito ruim ficar em um lugar com lixo”, e o grupo 02 esclareceu “queremos trabalhar o lixo para evitar a infestação da escola por insetos e roedores.”

Em seguida, foram passadas as diretrizes para o “Clubinho Ambiental PROEMAM” e os estudantes foram orientados a formarem duas chapas com 4 membros cada para disputarem a eleição para o Clubinho. Ao final, Luciano mostrou um pouco dos encontros e falou sobre a ida a Ibertioga para uma visita à UTC (Unidade de Triagem e Compostagem de Lixo), no dia 22 de setembro de 2010, quarta-feira.

A visita à UTC foi muito animada e instrutiva. Ficamos sabendo como o lixo é separado e depois o material, como papel, lata, garrafa pet é prensado em blocos e cada qual, fica em sua baia.

O vidro é colocado em sacos, separando o quebrado do inteiro. Ficamos sabendo também que a usina de lá é a única do estado de Minas Gerais que faz o tratamento térmico do lixo hospitalar, e que ela é uma das treze usinas do Brasil, sendo que 12 estão em Minas e uma no RS, que foi o estado pioneiro neste tipo de tratamento de lixo.

No encontro seguinte, Luciano mostrou para os estudantes um vídeo da visita da turma da Escola Municipal “Sebastião Francisco do Vale” à ETA (Estação de Tratamento de Água) e fez alguns comentários.

No dia 04 de novembro aconteceu juntamente com a Escola Municipal “Sebastião Francisco do Vale o Seminário do PROEMAM, presidido pelo Soldado Luciano, onde foi exposto tudo que foi feito até então nas escolas e debatido as medidas tomadas. Em seguida foram feitas perguntas, e aos membros dos Clubinhos, que já tinham sido eleitos em votação secreta na escola.

Em nossa escola foram eleitos: João Pedro da Silva Piva, presidente; Isamara Ribeiro Nézio, vice-presidente; Roseane Aparecida Silva Moraes, 1ª secretária e Winston Piva de Oliveira Barbosa, 2º secretário. O seminário foi uma experiência totalmente nova para eles, pois nunca haviam participado de nenhum. Na eleição do Clubinho Ambiental participaram os estudantes do 4º e 5º anos.

E finalmente, no dia 12 de novembro de 2010, houve a formatura da turma, com uma emocionante solenidade na escola que teve, além da turma toda e seus familiares, a presença do Major Trevisani, Capitão Henrique, Tenente Cristina, Sargento Neto, Soldado Luciano, Soldado Flausino como mestre de cerimônia, a diretora Cláudia, outros policiais e Secretária de Educação Ana Lúcia Dias, fazendo, com chave de ouro, a culminância do programa.”



EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL “CORONEL JOSÉ MÁXIMO”



Cláudia Ivone Zanetti Cabral – Diretora


Eneida Lélis Bertolin – Supervisora Pedagógica


Maria Aparecida de Almeida Jabrazi – Orientadora Educacional


Mariza Maria Corsini Fortes – Professora do 5º ano

Eliane Aparecida Campos Gava – Auxiliar de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.