terça-feira, 29 de maio de 2012

Alunos PROEMAM da Escola Sr. Odorico Martinho da Silva visitam a ''Imagem de Minas'' em Congonhas

  
    
 
      Hoje realizamos o 9º encontro PROEMAM com as turmas do 5º ano da Escola Sr. Odorico Martinho da Silva, Congonhas.

     Com os ''problemas ambientais'' eleitos pelos alunos após o reconhecimento escolar foram os desperdício de água, lixo e vandalismo, procuramos reunir possibilidades que viabilizem o desenvolvimento de ações voltadas para a resolução ou minimização dos problemas eleitos na escola; 
 
 

      Nossa visita foi ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, que é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica, um adro com esculturas de Doze Profetas feitas por Aleijadinho e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo.
     Tombado pelo SPHAN, atual IPHAN, em 1939, como patrimônio histórico nacional, foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco em 1985.
 

    O Grupo Camarote II apresentou um teatro que mostra que o lixo quando trabalhado, é gerador de renda e que, os benefícios são inúmeros, principalmente para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável e que o desperdício é observado em atos simples, como lavar a calçada com jato de água, tomar banhos demorados, escovar os dentes com torneira aberta etc.
 

      Há grande preocupação com o estado de conservação das obras que compõem o conjunto dos doze profetas de Aleijadinho. Por serem feitas de pedra-sabão, já apresentariam por si só um desgaste natural ao longo dos anos. Além disso, por muitos anos a obra de Aleijadinho careceu de cuidados e vigilância. Mesmo com a conscientização do valor histórico das peças, ainda sofrem constantes vandalismos. O resultado são obras marcadas por inscrições, rachaduras e mesmo partes perdidas. 
 


          Participou do evento a Sr. Fernanda da empresa Rosa dos Ventos (Namisa) que pode trabalhar através de um jogo de ''verdadeiro'' ou ''falso'' questões relacionadas a educação ambiental.
Jogo sobre Educação Ambiental

     Como nosso objetivo é que os alunos sejam competentes e hábeis para adoção de seus comportamentos socioambientais contribuindo com a sustentabilidade e qualidade de vida tendo uma visão critica do meio ambiente onde estão inseridos, esperamos que a mudança de comportamentos seja notada no dia a dia de cada aluno contemplado pelo programa.

        A Equipe PROEMAM agradece o apoio da secretaria de educação de Congonhas, da direção e professores da Escola M. Odorico Martinho da Silva pelo carinho e atenção com os alunos, da ARPA-CL que demostra a cada dia sua responsabilidade junto a preservação do Meio Ambiente em toda região do Alto Paraopeba, da Radio Educativa pela divulgação e apoio ao PROEMAM e da Sr. Fernanda da Rosas dos Ventos.
 
        Obrigado pelo apoio e participação de todos vocês.
















































3 comentários:

  1. Foi muito bom , mas uma vez estar com vcs do PROEMAM, com os alunos da Escola Sr. Odorico Martinho da Silva e as professoras. Com o Major Marco Antonio, Presidente da ARPA, que sempre está apoiando a cultura, o Programa Educacional em Movimento do Meio Ambiente, a APAC e tudo que faz do ser humano, um verdadeiro cidadão. E conhecer também a empresa " Rosa dos Ventos" que também desenvolve um trabalho direcionado ao Meio Ambiente.A todos em nome do Grupo de Teatro CAMAROTE II,eu agradeço. Talita Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabenizo os realizadores pela iniciativa . No que abordam temas interdisciplinares . Para o desenvolvimento da consciencia de cidadania que abrange a compreensão de se estar em um ambiente natural e ecológico.Além de serem partes inseridas na história , através da continuidade de suas ações no tempo .Em que se percebem como atuantes e participativos na preservação de um patrimonio de valor artistico mundial.Em que portanto há a importancia da conservação para usufruto das próximas gerações.Assim na realização do bem - estar comum.

    ResponderExcluir

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.