quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PROEMAM em Ibertioga completa dois anos e já começa a dar resultados




No ano de 2010, o PROEMAM (Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento) foi implantado no município de Ibertioga com o objetivo de conscientizar as crianças da importância em preservar o ambiente. O Programa tem como mediadores o Cabo Flisch e Flausino da 13ª Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais. O que é bom não p
ode parar, pois o ser humano conscientizado realiza grandes mudanças com pequenas palavras, pequenos gestos e valores como o respeito, a união, a partilha e a responsabilidade, entre outros. Até então estas aulas eram aplicadas somente nas turmas do 5º ano. Porém, a partir do mês de agosto de 2012, também foi implantado para os alunos do 4º ano, na certeza de que assim eles terão mais tempo para desenvolver as ações do Programa. As aulas são bem planejadas, bem explicadas e os educandos participam com alegria, demonstrando muito interesse.

Toda semana os mediadores preparam as crianças para apresentarem atividades referentes à aula anterior como: poemas, paródias, montagem de maquetes, teatros, etc. Como a aula é voltada para o Meio Ambiente, não poderia deixar de ser incluído o grande problema do lixo, que afeta não só Ibertioga, mas tantas outras cidades, retratando também o desperdício de alimentos enquanto muitas pessoas não têm como que se alimentar. Para enriquecer as aulas, os mediadores organizaram e levaram educadores e educandos para uma visita à Usina de Triagem e Compostagem para conhecerem e sentirem de perto o desafio da reciclagem na cidade.
No dia 5 de julho, a Usina completou cinco anos em funcionamento. Segundo Moacyr Oliveira de Paula Filho, secretário Municipal do Meio Ambiente, a Usina de Triagem e Compostagem é referência no Brasil, pois na região somente Ibertioga tem uma usina tão bem organizada. Na oportunidade, os visitantes conheceram todas as dependências e a cada parada, uma explicação muito bem detalhada feita pelo secretário Moacyr. Mas, o que mais chamou atenção dos alunos e educadores foi a maneira como o lixo das casas chegam até aquele local. Infelizmente ainda falta conscientizar muito a população na questão da separação do lixo, pois as pessoas que trabalham na Usina passam a maior parte do tempo em meio ao mau cheiro, colocando em risco a saúde.
A partir do momento que os moradores separarem o lixo em casa, eles estarão colaborando com o meio ambiente, além de valorizar as pessoas que trabalham na reciclagem. Infelizmente, as aulas do PROEMAM estão quase terminando para os alunos do 4º ano. Porém, nas últimas aulas, ainda acontecerá uma eleição na escola para fundar o Clubinho Ambiental PROEMAM. O Clubinho vencedor terá como responsabilidade preservar o ambiente da escola e estar sempre trabalhando em parceria com a direção da escola.



Tudo isto é o PROEMAM! A aula que nos mostra que onde tem ambiente preservado, tem vida saudável e alerta também que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Faça a sua parte, para que outros espelhem em você.
Fonte: Matéria publicada no jornal Nova Mídia nº 40 nov 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.