terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os últimos encontros do PROEMAM

Com a escolha do problema ambiental feita pelos alunos nos encontros anteriores e justificado o motivo pelo qual haviam escolhido o "lixo", fiz um levantamento de alguns lugares que os alunos pudessem visitar com a intenção de expandir seus conhecimentos sobre o tema eleito. Então, realizamos um passeio pela Unidade de Triagem e Compostagem de Lixo (UTC) do município de Ibertioga - MG. Como atividade extraclasse, os alunos ficaram exaltados e bastante curiosos com o local. Observaram como o lixo, produzido por todos nós, poderia ser destinado para outros fins como a reciclagem e a produção de adubo orgânico para as plantações. Ressalto que neste encontro, especificamente, a condução foi realizada pelo responsável da Unidade, o Sr. Moacyr, que recebeu os alunos e sanou todos os questionamentos deles, além de abordar vários assuntos relacionados ao meio ambiente, reforçando a consciência da preservação e conservação dos nossos bens naturais.
No décimo encontro, foi iniciado um diálogo com os alunos, pois eu queria saber qual a real impressão que a visita à UTC teria deixado neles. Observei um entusiasmo contagiante nas crianças e percebi que elas tinham captado o significado daquela atividade extraclasse. Sem perder tempo, imediatamente separei a turma em quatro grupos e pedi que elencassem as alternativas observadas por elas na visita e que poderiam ser usadas na escola, uma vez que o problema "lixo" seria trabalhado por elas no Clubinho Ambiental. Passado um determinado tempo, solicitei um representante de cada grupo que fosse ao quadro negro para colocarem as informações levantadas. Novamente constatei que a visita tinha sido proveitosa, diante das várias sugestões enumeradas na lousa. Aproveitei para reforçar o nosso compromisso de manter a harmonia e o equilíbrio do meio ambiente.
Já no décimo primeiro encontro, repeti a dinâmica utilizada no primeiro momento. Pedi aos alunos que fechassem os olhos e imaginassem um meio ambiente. Novamente não interferi e nem fiz alusão sobre o conceito daquele termo, justamente para não influenciá-los. Durante a confecção dos desenhos, já pude observar que a visão ambiental deles havia mudado significativamente. Tal exercício serviu para mensurar a efetividade do programa conforme o artigo "Indicadores por desenhos", publicado anteriormente.
O PROEMAM foi dirigido a três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental e verificamos que o programa havia atingido resultados semelhantes em todas elas. Para encerrarmos os encontros, realizamos um Seminário Infantil unindo as três turmas participantes do projeto com a finalidade de discutirem sobre os problemas ambientais vividos por eles na escola e na comunidade. Tal dinâmica serviu também como forma de interação entre os alunos e suas realidades socioambientais distintas. Neste evento, contei com a participação das professoras, diretoras e funcionários da Secretaria de Educação, que me parabenizaram, relatando a satisfação desse acontecimento tão importante e marcante para os alunos, uma vez que os colocamos em lugar de destaque, fazendo-os perceber a sua importância no meio social em que se encontram inseridos.

Encerrando as descrições dos encontros, cito uma frase de Thomas Fuller que diz: "Um bom exemplo é o melhor discurso". Se cada um de nós fizer um pouco para melhorar o meio ambiente em que vivemos, através de boas ações, esta será a melhor forma de repassar aos outros a importância de se conservar o nosso planeta para as futuras gerações.

4 comentários:

  1. Luciano,

    Finaliza-se um processo... e se iniciam outros.
    Congonhas, São João del Rei, Ibertioga e a continuidade em Barbacena.
    Contamos com você para expansão do projeto!

    P.S. Belo Texto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Sr Cmt. Que 2011 o PROEMAM continue ultrapassando fronteiras cada vez maiores!

    ResponderExcluir
  4. Extremamente interessante este trabalho nas escolas, possibilitando aos alunos adquirirem conhecimentos e posteriormente aplicar nas suas residencias. Parabens para toda a equipe do PROEMAM

    ResponderExcluir

Escreva aqui algum comentário sobre o artigo. Você estará nos ajudando a melhorar cada vez mais nosso Projeto. Obrigado.