segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

7º e 8º Encontros - Reconhecendo o ambiente escolar

Dando sequência aos encontros, iniciei o sétimo, recordando as estórias e os tipos de poluições existentes, fazendo sempre questionamentos aos alunos sobre os temas abordados. Observei que eles haviam assimilado muito bem o conteúdo, reafirmando que a metodologia aplicada estava funcionando perfeitamente. Com base nesses dados, separei a classe em duas turmas e realizei, alternadamente com cada uma, o reconhecimento do ambiente escolar, fazendo um percurso nas áreas interna e externa do estabelecimento educacional. No trajeto, os alunos me apontavam as poluições existentes e eu as registrava com máquina fotográfica. Avaliei, discretamente, as crianças que utilizaram o conhecimento adquirido em sala de aula durante a atividade extraclasse e fiquei satisfeito com o bom resultado, pois souberam identificar as diversas formas de poluição. Após o retorno à sala de aula, foi feita uma votação para eleger qual o problema ambiental da escola deveria ser solucionado pelo Clubinho Ambiental no futuro. O problema "lixo" foi eleito como o principal agravante daquele ambiente escolar.
No oitavo momento, com o registro de fotos do encontro anterior, fiz uma apresentação em slides, ilustrando os problemas ambientais que afetavam a escola e apontados pelos alunos. Após essa retrospectiva, comecei a fazer questionamentos sobre o problema de meio ambiente eleito por eles e obtive respostas inteligentes, como por exemplo: "a eliminação do lixo evitaria a proliferação de insetos", "reduziria o mau cheiro" e "além de se destinar o lixo corretamente através da coleta seletiva". Antes de findar o encontro, apresentei aos alunos as regras do Clubinho Ambiental que seria formado, ressaltando a importância e a necessidade da participação de todos na execução das ações de tal clube.
Posteriormente, será comentado o processo de formação do Clubinho acima citado e, já na próxima publicação, estarei falando dos quatro últimos encontros. Até lá!

3 comentários:

  1. As experiências conduzidas pelo Sd Luciano na condição de Mediador em Educaão Ambiental, com aplicação da "Educação para o Pensar" já surtem seus primeiros efeitos: formar cidadãos críticos, que conhecem e re-conhecem os problemas ambientais na escola, elegem um problema ambiental de forma democrática e vão além, através da formação do clubinho ambiental cuja proposta é minimizar ou resolver o aquele problema ambiental.
    O "colocar a mão na massa" pode ser entendido como o principal objetivo do projeto: partir para a ação = mudança de comportamento!

    Parabéns.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Obrigado Sr Cmt. Que 2011 o PROEMAM continue ultrapassando fronteiras cada vez maiores!

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