segunda-feira, 11 de abril de 2011

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Nenhum projeto ou idéia pode ser concebido como verdadeiro e certo, em matéria de meio ambiente, quando se despreza a realidade de uma determinada comunidade, ou dela "tira-se o direito na tomada de decisões e de ser parte integrante de qualquer processo que implique em mudanças culturais, econômicas, sociais e ambientais." Não seria justo, além de desqualificar a matéria meio ambiente como inter e multidisciplinar. Quando isto acontece escamoteia-se os interesses políticos e econômicos em favor da "luta pela preservação" onde o papel e as palavras ganham força, revelando-se em verdade o que não se conhece, fundamentado pelos termos mais técnicos possíveis. A fiscalização nem sempre é levada em dupla direção quando se trata de preservação e conservação. Acaba se tornando, am alguns momentos, ineficiente, parcial, mais atuante pelo poder que a concebe do que pela própria comunidade, inserida como elemento de um próposito, o qual se acha parte integrante de uma realidade deformada pela sua própria ignorância.
A informação, a ressonância entre governos e comunidades, por mais nobre e necessária que seja na tomada de determinada decisão em prol das questões ambientais, não atingirá os seus objetivos, se não levar em conta o aspecto educacional de forma sistematizada e continuada como caminho certo para se chegar à conscientização humana.

A sustentabilidade de qualquer projeto não está na chancela dos órgãos, mas na aceitação pela comunidade de uma proposta onde ela mesma possa se sentir co-responsável pelas mudanças consequentes das suas ações. Desta forma, assegura-se o direito à cidadania e legitimam-se as ações do Poder Público. Dentro desta linha de pensamento, a equipe de avaliação reportou-se aos diversos conceitos, teorias e, o mais importante, penetrou no universo das distintas realidades socioambientais locais para precisar, ainda que de forma parcial, a efetividade do Projeto Político Pedagógico que deu origem ao Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento - PROEMAM.

O primeiro aspecto positivo observado pela equipe multidisplinar de avaliação foi a participação das comunidades servidas pelas escolas onde se desenvolveu o projeto piloto. Esse resultado tem relação direta com o intenso processo de mobilização social. Nada foi imposto! O diálogo em torno da proposta pedagógica voltada para o pacto de valores, do conhecimento e do reconhecimento da realidade do ambiente local e da própria escola, o debate frente aos problemas ambientais e as possíveis ações voltadas para a resolução ou minimização de problemas, a médio e em longo prazo. A participação da comunidade se manifestou quando os pais aderiram, autorizando a participação dos filhos no programa e respondendo ao questionário voltado às famílias quando do término dos encontros. Além da aprovação dos trabalhos, as famílias deixaram manisfestações de apoio, continuidade e perspectivas para o envolvimento de maior parcela das comunidades.

Outro aspecto muito importante refere-se à metodologia de avaliação por desenhos. Essa ferramenta permitiu a mensuraçaõ dos macroelementos artificiais e naturais existentes nos desenhos. A equipe considerou as distintas realidades socioambientais dos estudantes assistidos pelo programa (zona rural e zona urbana). Após os trablahos de mensuração dos macroelementos dos desenhos, a equipe realizou a analogia entre os dois desenhos (1º e 11º encontros), verificando os símbolos existentes. O trabalho de análise demonstrou não somente a eficiência do método como também a constatação da mudança na percepção ambiental dos estudantes, caracterizada pela realidade onde estão inseridos. Esse resultado evidenciou a eficácia dos trabalhos de execução do programa nas escolas ao estimular a visão crítica dos estudantes e, por conseguinte, salienta o cumprimento do objetivo essencial do Projeto Político Pedagógico:



"Estimular os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a sustentabilidade e qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos."



Evidentemente que essa mensuração de resultados é uma referência de efetividade de curto prazo, não somente no campo prático como também no campo teórico ao se comprovar também a efetividade dos conceitos norteadores do "PPP".

A equipe de avaliação demonstrou durante o desenvolvimento dos trabalhos capacidade de organização, planejamento, pró-atividade, foco na tarefa, visão e missões bem definidas. Agiu com profissionalismo, transparência, promovendo a integração, a participação ativa entre os membros de forma inter e multdisciplinar.

O embasamento teórico e os valores éticos representaram os pilares de sustentação do comprometimento da equipe não somente na fase de avaliação, mas também no processo de execução do programa. Todos foram co-responsáveis pelo êxito das proposições contidas no Projeto Político Pedagógico.

O compartilhamento do conhecimento contribuiu para o dinamismo e a flexibilidade nas reuniões de avaliação, abrindo espaço para a criatividade e a concepção de novas ideias.

A imparcialidade e a transparência nos processos de comunicação facilitou o estabelecimento do feedback entre os membros da equipe em relação ao processo de avaliação, o qual era constantemente retroalimentado.

Um importante passo além do discurso foi dado.



"O futuro não é um lugar para onde, simplesmente, estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto realizador quanto o destino." (Jonhn Schoan)


Até a próxima!

Francisco Neto

5 comentários:

  1. Muito boa suas considerações Sgt. Neto. Mostrou com muita clareza a construção deste trabalho.
    Parabéns.

    Mara

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  2. A convergência de vontades,resultante do processo de mobilização social,pautado nos diversos conceitos estruturante em torno do tema meio ambiente,permitiram a associação dos reeditores sociais em busca do "horizonte ético" (Projeto Político Pedagógico).Nesse projeto estão representadas as escolhasa e as perspectivas de futuro legitimadas pela participação coletiva. A equipe multidisciplinar de avaliação deixou aflorar a imparcialidade, a transparência e, o mais importante, abriu espaço às críticas, as quais, por sua vez, contribuíram e continuam contribuindo para o aprimoramento de todo o processo. É importante ressaltar também que a mobilização social será sempre uma constante na busca de novos reeditores. Através dessa teia social, novas equipes multidisciplinares serão forjadas, segundo critérios e prioridades das distintas realidades socioambientais manifestadas pela participação popular. Deixo aqui, os meus agradecimentos e cumprimentos à brilhante equipe de avaliação, bem como a todos os reeditores siciais que contribuiram para o êxito dos trabalhos realizados até o momento, lembrando que educação ambiental é um processo aberto.

    Francisco Neto

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  3. Muito interessante! Realmente a educação ambiental é um processo aberto. Percebe-se que houve abertura voltada para a participação popular. É na participação voluntária que se fortalecem as ações práticas que envolvem os problemas sociais e ambientais.

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  4. Adriana Andrade Vecchia30 de abril de 2011 às 15:23

    Sgt. Neto,
    Realmente, nenhum projeto caminha por si só.Faz-se necessária a aceitação e é de suma importância o envolvimento de todos.A mobilização da comunidade e,principalmente, o estímulo aos estudantes mostram o verdadeiro objetivo da equipe PROEMAM: possibilitar aos pequenos se perceberem como agentes ativos e diretos na luta por um mundo melhor.A mudança já começou com essa fantástica ação.Parabéns a toda equipe!

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  5. Prezada Adriana,

    Fico feliz e muito grato pela sua participação. O seu comentário muito nos alegra e, ao mesmo tempo,contribui para o perfeito entendimento do poder da convergência de vontades em prol de um mundo melhor. É necessário que as pessoas deixem o campo da condição reativa em favor da condição proativa, visando a melhoria da qualidade do seu meio ambiente. Quando você, Adriana, reconhece que a "mudança já começou", ainda que no módulo I (escola),você reconhece nas ações desenvolvidas o meio ambiente em movimento, fortalecendo a necessidade de se ampliar essas ações para as comunidades em torno da escola contemplada pelo programa educacional (módulos II e III do PPP).

    Obrigado pela sua participação e contribuição.

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