quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PROEMAM - 5º e 6º Encontros

"O essencial na aprendizagem é a vontade de aprender".
F. W. Sanderson


Após os quatro encontros, já estava confirmado o entusiasmo dos alunos com o PROEMAM, o que certamente elevou o interesse de se envolverem com o programa. Observado isso, iniciei o quinto encontro, com base na segunda estória chamada "Pescando com o vovô Geremias". Novamente abri espaço para que os alunos pudessem participar da leitura oral do conto, cada um representando um de seus personagens. Portanto, por se tratar de uma breve estória, nem todas as crianças poderiam ter para si uma fala e foi preciso, aleatoriamente, fazer uma seleção de leitores. Nesse instante, constatei o grande interesse da turma em participar da atividade, uma vez que a maioria dos alunos se demonstrou disposta a protagonizar a tarefa.
A estória "Pescando com o vovô Geremias" se inicia com a chegada de seus dois netos à sua fazenda, durante as férias escolares. De lá, eles partem ansiosos para uma pescaria, porém, ao chegarem no local, começam a dialogar sobre o meio ambiente em movimento. Sentados à sombra de uma árvore, vovô Geremias explica a importância da vida existente naquela área, como o rio, a fauna, a flora e suas interrelações. As horas passam e as personagens acabam por se deixarem levar pelos ensinamentos de Geremias, transformando o passeio em uma pescaria de conhecimentos.
Além de relatar a relevância da conservação e preservação do meio ambiente, assim como a postura de conscientizador que deve existir de geração para geração, a trama remete ao Pacto de Valores mencionado aos alunos no primeiro encontro, fazendo alusão ao respeito e à confiança nos "mais velhos". Sempre que possível, fazíamos abordagens ligadas entre esta estória e "O despertar do pequeno Zeca". O encontro foi encerrado com a célebre frase de Lavousier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", utilizando novamente a metodologia "Educação para o pensar", fazendo com que interpretassem o sentido de tal frase.
No sexto encontro, realizamos um exercício contido no fichário chamado "A necessidade de Juca e o meio ambiente". Nesse momento, é dado aos alunos o seguinte cenário: um fazendeiro precisa consertar sua cerca do curral e para isso, pretende cortar algumas árvores. Indagado pelo seu amigo Joca a respeito da legalidade da ação, Juca se mostra indiferente, legitimando seu ato ao justificar que as árvores estavam em sua propriedade. Após a leitura do exercício, separei a turma em seis grupos e pedi que apresentassem sugestões para que Juca pudesse reparar o cercado sem precisar afetar o meio ambiente.
Após determinado tempo para a execução da tarefa, dividi a lousa em quatro partes e pedi que cada grupo colocasse suas sugestões. Fiquei surpreso com a criatividade dos alunos, possuindo boas ideias para o reparo da cerca, como por exemplo: uso de garrafas plásticas ou pneus, aquisição de madeira legalizada entre outras. Foi escolhida uma alternativa de cada grupo. Finalizando, pedi às crianças que transcrevessem o exercício para o fichário.
Não percam os próximos encontros!

4 comentários:

  1. Prezado Sd Luciano,

    Mais uma vez o parabenizo pelo texto que sintetiza o 5º e 6º encontros de nosso projeto.
    Suscinto e muito bem elaborado.

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  2. Prezado Luciano,

    Parabéns! Você cumpriu com excelência os preceitos contidos no projeto político pedagógico.
    Você se permitiu mediar pautado pelos valores éticos e morais e, como resultado, angariou a compreensão, o carisma e o comprometimento dos alunos em participar do PROEMAM, pois a motivação aos temas elencados no seu texto fora extraída de dentro da realidade vivenciadas pelos alunos no dia-a-dia e você conseguiu associar as estórias (conto) à vida real.

    Parabéns mais uma vez!
    Francisco Neto

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  3. Prezado Sgt Neto, foi, está sendo e será uma honra executar um projeto que partiu do sr. Obrigado pelo comentário! Que 2011 o PROEMAM continue se fortalecendo não só em Barbacena como em Minas e, por que não no Brasil?!
    Forte abraço!

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