terça-feira, 7 de dezembro de 2010

INDICADORES POR DESENHOS


Uma das metodologias adotadas pelo projeto-piloto do PROEMAM – Programa Educacional Meio Ambiente em Movimento – foi o diagnóstico da percepção ambiental dos alunos participantes, através de desenhos.
No 1º encontro realizado nas escolas, foi solicitado aos alunos que fizessem um desenho sobre o que compreendiam por “meio ambiente”. Tal atividade foi replicada no último encontro, com os mesmos alunos, após a participação no projeto.
Para fins de verificação da efetividade do projeto, foi avaliada a variação da percepção ambiental dos alunos nestes dois momentos distintos: antes e após a intervenção do projeto, que foi desenvolvido com base na proposta de M. Lipman: “Educação para o pensar”.
Os desenhos, inicial (sem estímulo) e final, foram desenvolvidos pelos alunos como parte de sua construção do conhecimento e apropriação dos conceitos trabalhados nos textos (momento destinado para que os alunos revelem os seus saberes acerca dos problemas ambientais bem próximos da realidade onde estão inseridos).
Vale ressaltar que a avaliação através dos desenhos foi uma das estratégias de avaliação adotadas pelo projeto, somada a outras, tais como: entrevistas com familiares, relato das escolas, observações de campo; e não a única estratégia adotada.
A metodologia de análise se inspirou nos trabalhos de Boer 1994 e de Pedrini e De-Paula 2009, que utilizam a identificação de presença / ausência de elementos sócio-ambientais para verificar se o sujeito estudado percebe seu meio e suas interrelações de dependência.
O diagnóstico sobre a percepção ambiental dos alunos é uma ferramenta importante para que se possa saber sobre os conhecimentos e imagens que as crianças trazem consigo a respeito do meio ambiente, seus problemas, as relações entre a natureza e a interferência antrópica, por exemplo.
“A percepção ambiental é etapa fundamental para se realizar qualquer atividade em educação ambiental.” (Pedrini, Costa e Ghilardi)
No desenvolvimento deste Projeto, foram avaliados um total de 130 desenhos, de 65 alunos de 2 escolas diferentes, sendo uma da zona urbana e outra da zona rural.
Os resultados apresentados sugerem que as atividades desenvolvidas pelo PROEMAM foram capazes de provocar mudanças na concepção de ambiente dos alunos das duas escolas que participaram do projeto. A principal evidência é o acréscimo da figura humana e de elementos artificiais nos desenhos feitos no último encontro, demonstrando a capacidade do aluno incluir a si mesmo, as pessoas e os objetos que o rodeiam na sua visão de ambiente.
“A partir das percepções internalizadas em cada indivíduo pode-se buscar a mudança de atitudes, que é um dos objetivos principais da educação ambiental para sociedades sustentáveis.” (Pedrini)

As ilustrações são desenhos realizados por um aluno no 1º e no último encontro, respectivamente.

4 comentários:

  1. Prezada Cristina,

    Parabéns pela sua abordagem e visões sobre o indicador por desenhos.
    Suas contribuições em nosso projeto proporcionaram sensíveis e importantes avanços, "algo a mais", que ajudaram na aferição da efetividade de nossas ações.

    Até,

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  2. Parabéns Cristina, pela excelente explanação sobre uma de nossas estratégias de avaliação. Ralmente como disse o Major Trevisani, suas contribuições foram e com certeza serão de grande valia para nossa equipe...
    Abraços
    Mara Lücia

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  3. Bom dia, Sr Maj Trevisani e Profª Mara

    O comprometimento de toda a EQUIPE tem sido determinante na construção deste Projeto – SINERGIA - continuamos somando e multiplicando nossos esforços e diferentes pontos de vista.

    Cristina

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  4. Prezada Cristina

    Logo após a publicação do seu texto eu havia postado um comentário elogiando o seu trabalho e comprometimento com o PROEMAM, porém, ele não foi publicado.

    Renovo meus elogios quanto ao seu compromisso, sua dediação e a excelência dos serviços prestados por você. É um prazer trabalhar em equipe em que você faz parte.

    Um abraço.

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